Brasil
Ministro Alexandre de Morais é alvo de Donald Trump

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, passou a ser alvo do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que tem como aliado o bilionário Elon Musk, que controla uma das maiores redes de tecnologia mundial.
Alexandre de Morais X Donald Trump
Decisões do STF suspendeu as redes sociais americanas no Brasil nesta quarta-feira (26), o que levou o governo brasileiro e emitir uma nota criticando a postura do governo americano em relação às decisões do Supremo Tribunal Federal.
Na nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil diz que o governo recebeu “com surpresa” a manifestação e rejeita, “com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos poderes, contemplado na Constituição Federal brasileira de 1988”.
Redes sociais bloqueadas no Brasil
Eleições presidenciais de 2022 sofreram ataques por meio de postagens nas redes sociais controladas pela empresa de Musk e outras plataformas liberadas no Brasil, o que gerou um impasse entre o Supremo Tribunal Federal em relação à segurança do processo democrático.
A medida tomada pelo ministro Alexandre de Morais, do STF, mobilizou uma rede de pessoas que defendiam uma intervenção militar antes que o presidente Lula tomasse posse.
Liberdade de expressão
Com multas pesadas contras empresas ligadas ao bilionário, Elon Musk levou o presidente americano Donald Trump a tomar decisões contrárias ao Brasil, cujo alvo são os ministros do STF.
Por outro lado, o presidente Trump, usando a plataforma X, de Musk, argumenta que bloquear o acesso à informação ou impor multas a empresas norte-americanas é “incompatível” com liberdade de expressão, se referido a decisão tomada por Alexandre de Morais.
Morais havia pedido o bloqueio da rede social Rumble no Brasil, por não possuir representante legal no Brasil.
Blogueiro bolsonarista
A suspensão foi feita no processo no qual foi determinada a prisão e a extradição do blogueiro Allan dos Santos, acusado de disseminar ataques aos ministros da Corte. Atualmente, ele mora nos Estados Unidos.
Segundo Moraes, apesar da determinação da suspensão dos perfis nas redes sociais, Allan continua criando novas páginas para continuar o “cometimento de crimes”, diz nota do STF.
