Distrito Federal
Julgamento de Jair Bolsonaro foi manchete internacional

Brasília foi capa nos principais jornais do país e do mundo, que repercutiram o julgamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26).
Julgamento de Bolsonaro pelo STF
Além de Bolsonaro, outras sete pessoas que integravam o grupo do ex-presidente também foram julgadas e se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado democrático de direito, organização criminosa e dano ao patrimônio público.
Os denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) são membros do primeiro grupo de apoio à tentativa de golpe de Estado, liderado pelo ex-presidente Bolsonaro, incluindo oficiais das Forças Armadas, ex-secretários e ministros no governo do réu Bolsonaro.
Vandalismo na Praça dos Três Poderes
O ministro do STF, Alexandre de Morais, disse que os defensores de Bolsonaro não estavam em um “domingo no parque” no dia do vandalismo na Praça dos Três Poderes, em 23 de janeiro de 2023.
O julgamento repercutiu na imprensa internacional, como no Washington Post, no The Guardian, no BBC, e no The New York Times. Todos eles com a foto de Bolsonaro na primeira página que circulou nesta quarta-feira (26).
Segunda fase do julgamento
A partir de agora, o Supremo Tribunal Federal (STF) passará para a segunda fase da ação, onde as testemunhas indicadas pela defesa dos réus serão ouvidas, podendo, inclusive, pedir a produção de novas provas antes do julgamento.
Na ação, três núcleos serão julgados com base na denúncia oferecida pela PGR, formado pelo Núcleo de Operações, o Núcleo de Gerência e o Núcleo de Desinformação, todos denunciados como integrantes do esquema que planejavam um golpe de Estado no governo de Jair Bolsonaro.
