Segurança
Municípios de Pernambuco vão receber ajuda do Governo Federal
O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou que municípios de Pernambuco vão receber do Governo Federal cerca de R$ 1 bilhão para as vítimas das chuvas. Neste domingo (29), o número de mortos era de 44 pessoas, além de 56 que estão desaparecidas.
Daniel Ferreira disse que os municípios afetados pelas chuvas deverão criar seus projetos para a decretação de Estado de Emergência. O ministro estava atendendo um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que acompanhasse de perto a situação de Pernambuco.
Defesa Civil e chamada de emergência
Uma equipe de Defesa Civil foi colocada à disposição dos municípios, incluindo o serviço de SMS para atendimento ao cidadão em locais de risco pelo número 40199, bastando colocar o CEP do local onde o morador está para que a Defesa Civil compareça e dê o atendimento.
Havendo o pedido dos municípios para Estado de Emergência, ele será lançado no sistema e, a partir deste passo, haverá a liberação de recursos para os serviços essenciais, como religação de energia, limpeza urbana e outros serviços prioritários.
Liberação de dinheiro para Pernambuco
Na segunda fase, haverá a liberação de recurso para reconstrução de prédios públicos e casas afetadas diretamente pelos deslizamentos de terra. O ministro disse que o dinheiro faz parte de crédito extraordinário.
“Ainda ontem telefonei para o governador do estado e o prefeito de Recife e coloquei de imediato as equipes do governo federal à disposição. Uma equipe da Defesa Civil nacional permanecerá em Pernambuco enquanto a situação perdurar”, disse o ministro.
Uma das regiões mais afetadas e que gerou o maior número de vítimas em Pernambuco foi entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, onde 20 pessoas morreram por causa dos deslizamentos de terra.
Receba notícias da Revista Capital no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/revistacapital.