Tecnologia
Brasileiro viajou para o espaço no foguete da Blue Origin, de Jeff Bezos
O segundo brasileiro a fazer uma viagem para o espaço contou como foi a sensação de sair da Terra e ver o mundo de cima, no foguete da Blue Origin, do bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos.
“Senti como se estivesse saindo do meu corpo”, contou Victor Hespanha, neste sábado (4). Sendo o segundo brasileiro a ir ao espaço, ele disse que pode ver o Brasil do espaço, relatando a emoção de deixar literalmente a Terra em uma missão que nem todos têm coragem de fazer.
Medo de ir ao espaço
“O medo não importava. Foi o dia mais feliz da minha vida, realizando um sonho de infância. Foi um passo extremamente importante, que desperta muita esperança, especialmente para nós brasileiros que passamos por momentos difíceis saindo da pandemia”, disse.
Quem foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço representando o Brasil foi o ex-ministro da Ciências e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, em uma viagem científica. Isso aconteceu depois de muitos anos de treinamento no Centro de Pesquisa Aeroespacial dos Estados Unidos.
Valor da viagem ao espaço
Empresas de bilionários como a de Jeff Bezos estão promovendo viagens no espaço e faturando alto com as passagens de ida e de volta, é claro! Para quem tem alguns milhões na conta tudo fica mais fácil, inclusive uma vista panorâmica da Terra a bordo de uma nave projetada para transportar civis.
O valor pago pelo brasileiro não chegou neste patamar, já que ele pagou R$ 12 mil reais em criptomoeda, sistema financeiro que é usado para financiar viagens espaciais por meio da CSA (Cripto Space Agency). O valor total de uma viagem pode chegar aos R$ 200 mil.
A Blue Origin
“Quero ir de novo. Se eu tiver oportunidade, vou duas, três, quatro, cinco vezes, se Deus permitir, relatou Hespanha.
Este foi o 5º voo tripulado da Blue Origin, que desta vez levou a bandeira do Brasil a bordo, juntamente com uma mulher na comitiva espacial, a mexicana Katya Echazarreta, a primeira a viajar no espaço em uma tripulação não militar.
Ao todo, o tempo de voo da Blue Origin foi de 10 minutos, a mais de 100km de altura, deixando a tripulação em microgravidade, quando a pessoa não sente o peso do corpo.