Educação
Dia da Liberdade de Imprensa teve minuto de silêncio no JN
O Dia da Liberdade de Imprensa, comemorado em 7 de junho teve minuto de silêncio no Jornal Nacional, um dos principais programas de jornalismo da TV brasileira.
Na abertura do JN, os jornalistas e âncoras Heraldo Pereira e Renata Vasconcellos ficaram em silêncio enquanto mensagem sobre a liberdade de imprensa era apresentada na tela do telejornal.
Dia da Liberdade de Imprensa
Em sequência, o Jornal Nacional apresentou a matéria sobre o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do The Guardian, e o indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari, no Amazonas.
No mesmo programa, foi apresentado um balanço sobre violência contra profissionais da imprensa desde o Golpe Militar de 1964, quando políticos, lideranças comunitárias, representantes sindicais e jornalistas foram agredidos, torturados e mortos.
Consórcio de imprensa
A Rede Globo de Televisão e o Consórcio de Imprensa fez uma matéria especial para homenagear os jornalistas profissionais e pedir fim da impunidade e ataques contra os profissionais da imprensa.
Uma semana antes, a Rede Globo já havia vinculado a matéria sobre a morte do jornalista Tim Lopes, assassinado por traficantes durante uma reportagem investigativa no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho de 2002.
Ataques contra jornalistas
Jornalistas do Brasil enfrentam uma onda de ataques físicos e emocional por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), maioria deles motivados por interesses contrários às matérias vinculadas pela a imprensa sobre o governo e suas ações antidemocráticas.
Silêncio no Jornal Nacional
Quem assistiu o JN nesta terça-feira (7), por um momento ficaram surpresos pelo silêncio que não foi anunciado, pensando alguns que seria uma falha no telejornal.
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa foi lembrado pelos principais veículos de comunicação do Brasil, além de ser manchete nos sites das instituições representativas e de classe, como a ABJ (Associação Brasileira de Jornalistas, (Fenaj) Federação Nacional dos Jornalistas) e outros órgãos.