Meio Ambiente
Criação de camarão no Rio Grande do Norte movimenta a economia
Um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostrou que a criação de camarão no Rio Grande do Norte representa 99,6% da produção brasileira, exportando os produtos para os Estados Unidos, China e Hong Kong.
Criação de camarão no Rio Grande do Norte
Prática conhecida como carcinicultura, a criação de camarão no Nordeste é uma das principais rendas no Rio Grande do Norte e Ceará. Produtores de pescados da região são orientados por órgãos como a Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF).
Um dos maiores produtores de camarão no estado está localizado a 195 km de Natal, na fazenda Potiporã, com 86 viveiros para os crustáceos distribuídos em 36 quilômetros de canais, com produção média de 800 toneladas por mês.
Consumo do camarão no Brasil
Desta forma, a criação de camarão no Rio Grande do Norte, na fazenda Potiporã, é distribuída para grande parte do país. Ou seja, embora nem tudo que brilha é ouro, produtores de camarão no Rio Grande do Norte dizem que o consumo do camarão no Brasil ainda é pouco.
Divulgadores do camarão
Em média, cada pessoa consome cerca de 600 gramas de camarão por ano, sendo que o Brasil produz cerca de 150 mil toneladas por ano. Para os produtores, os grandes restaurantes são os maiores divulgadores do produto, o que vem aumentando o consumo e a venda do crustáceo.
Preço do camarão
Sobre o consumo de camarão, o preço alto ainda espanta os consumidores, principalmente em relação aos camarões de boa qualidade e limpo, podendo valer três vezes mais do que a carne bovina para um mesmo quilo do produto.
Uma das espécies mais produzidas no Brasil é o camarão marinho Litopenaeus vannamei, cultivado desde de 1980 no Rio Grande do Norte. Na primeira fase da criação do camarão, ele precisa atingir cerca de 10 gramas, quando passa para a fase de engorda.
Parceiros de produção
Os produtores de camarão do RN contam com grandes parceiros e orientadores, como a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).