Brasil
Simone Tebet (MDB) tem apoio da maioria dentro do PSDB
A senadora Simone Tebet (MDB-RS) obteve o apoio da maioria nas prévias do PSDB, sendo oficialmente a pré-candidata à Presidência da República, mesmo sem definição sobre o vice.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (9) pela Executiva Nacional do PSDB, depois que o nome de João Dória foi rifado do grupo no projeto da terceira via, concorrendo contra Lula e Bolsonaro.
Simone Tebet e o PSDB
Por 39 votos a 6, o nome de Simone Tebet foi aceito como a pré-candidata da legenda à Presidência da República com apoio do MDB, PSDB e Cidadania.
Segundo o presidente do PSDB, Bruno Araújo, o nome de Tebet foi avaliado pela maioria, mas afirmou que a decisão pode não ser aceita dentro da base em alguns estados.
Racha no PSDB
Ao falar sobre um possível racha interno, Araújo disse que não há racha, já que foi uma decisão da maioria dentro da legenda, com a participação de deputados federais e senadores.
O nome de Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o mais indicado para a vaga de vice de Tebet. Com a decisão, é possível que parte dos filiados ao PSDB e da base de sustentação deixe a sigla para apoiar o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou Jair Bolsonaro (PSL).
Intenções de votos
Segundo as últimas pesquisas eleitoral, Simone Tebet só tem 1% das intenções de votos, conforme apontou o Datafolha.
O veterano Aécio Neves (PSDB-MG), disse que uma racha em bases eleitorais em alguns estados seria possível, e alertou sobre o risco da aliança entre o MDB e o PSDB.
Pré-candidatos no Rio Grande do Sul
Tudo indica que a decisão de apoio ao nome de Simone Tebet depende ainda das prévias para pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, que deve ser encabeçada pelo ex-governador Eduardo Leite (PSDB-RS), já que o MDB apoia o nome de Gabriel Souza (MDB-RS) no Estado.