Entretenimento
Guia completo das melhores cidades turísticas de Goiás
Planejando sua viagem, mas está sem roteiro? Conheça o Guia das Cidades Turísticas de Goiás e escolha os melhores ambientes para hospedar, passar um fim de semana ou suas férias. Preparamos neste Guia algumas das cidades de Goiás com forte atração para o turismo.
Cidades Turísticas de Goiás
Localizado no Centro-Oeste, o Estado de Goiás vem se tornando uma rota turística visitada por milhares de pessoas todos os anos, vindas de várias partes do país e de vários países do mundo. Goiás é conhecido por sua produção agrícola e pela pecuária, porém, o turismo vem ganhando espaço e já é uma das fortes economias do Estado.
Caldas Novas
Para começar nosso Guia das Cidades Turísticas de Goiás, vamos conhecer a cidade de Caldas Novas, localizada a 170 km de Goiânia, a cidade é uma das mais visitadas em Goiás, conhecida por seus clubes e pousadas com piscinas e rios com águas termais. Cerca de 4 milhões de pessoas passam por Caldas Novas todo ano.
Caldas Novas se destaca por ser uma cidade hospedeira e por seu povo acolhedor, com diversão garantida fora dos clubes e hotéis. À noite, para quem gosta de curtir um clima fresco, há várias opções de barzinhos com shows ao vivo, além de uma bela praça com um parque imperdível para agradar adultos e crianças.
Turismo no Acqua Park e Splash
Para quem vai se hospedar em um clube, hotel ou pousada, a cidade tem ainda uma atração à parte, ou seja, o Clube Acqua Park, localizado no centro de Caldas Novas, ele é uma excelente opção para passar o dia com a família antes de voltar para a hospedagem. Alguns clubes já cobram no pacote a diária no Acqua Park ou no Hot Park, em Rio Quente, porém, ela pode ser paga separadamente pelos turistas.
Turismo em Pirenópolis
Outra rota muito frequentada pelos turistas é a cidade de Pirenópolis, localizada a 128 km de Goiânia. A cidade é uma das mais antigas de Goiás e foi rota dos bandeirantes em busca do ouro. A cidade tem lindos casarões coloniais e ruas de pedras, sendo um ambiente perfeito para apreciar a beleza natural e sua arquitetura rústica, além de seu um ótimo local para fotos e vídeos.
A cidade de Pirenópolis tem dezenas de cachoeiras naturais onde os turistas frequentam para passar um dia ou até um final de semana. É possível praticar vários esportes de aventura nas proximidades da cidade, como o rapel e a tirolesa.
Para quem aprecia o turismo de aventura, não pode deixar de conhecer o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, uma referência na cidade das pedras. No centro da cidade, o turista vai conhecer o Patrimônio Histórico de Pirenópolis, com igrejas e museus.
Para os amantes das motocicletas, a cidade ganhou um museu com centenas de motos e bicicletas fabricadas a partir do século XVIII até a década de 1990, uma coleção imperdível para os turistas ver e fotografar.
Turismo na Chapada dos Veadeiros
Para quem gosta de turismo natural e de aventura não pode deixar de conhecer a Chapada dos Veadeiros, localizado a 459 km da capital Goiânia, na Cidade de Cavalcante. Parte do parque é propriedade privada, portanto, quase sempre é preciso pagar para entrar.
A Chapada dos Veadeiros tem montanhas espetaculares, colinas e uma vegetação típica do cerrado goiano, com rios, córregos e cachoeiras de até 100 metros de altura. Duas belas cachoeiras são a Prata e Santa Bárbara. Para quem gosta de fazer trilha, o parque é uma das melhores opções.
Turismo em Cocalzinho de Goiás
Continuando nossa viagem no Guia das Cidades Turísticas de Goiás, há 130 km de Goiânia, outro ponto turístico muito visitado é Cocalzinho de Goiás, localizada a 104 km de Brasília, às margens do Rio Corumbá. A cidade tem várias cachoeiras, colinas, serras e grutas. Outra atração imperdível é conhecer a Cachoeira dos Pirineus, com uma queda d’água e um poço para tomar um banho inesquecível!
Para entrar no Park, é preciso pagar a diária (day-use), porém, o turista tem várias opções de comida típica de Goiás. As atrações são: a Cachoeira do Girassol, Caverna dos Ecos, Tirolesa, Voo dos Pireneus, Fazenda Pireneus, Vinhos e Vinhedos e a Serra dos Pirineus.
Turismo em Goiás Velho
Goiás Velho foi a primeira capital de Goiás e terra da poetisa Cora Coralina. A cidade tem casarões coloniais e ruas de pedras, muito parecida com a arquitetura da cidade de Pirenópolis. O nome original de Goiás Velho era Vila Boa, e está localizada a 141 km de Goiânia, na divisa com o Estado do Tocantins. Goiás Velho é tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil.
Dicas para os turistas
Quando foi pegar a estrada, escolha o destino, estude as rotas e leve o necessário para a viagem. Para um turismo leve ou de aventura, você pode levar roupas adequadas e frescas, como bermudas, tênis, chapéu ou boné, óculos escuros e protetor solar.
Antes de pegar a estrada, faça uma revisão no veículo, e tenha sempre um kit de primeiros socorros. Em determinados trechos, o motorista vai dirigir por vários quilômetros sem uma cidade de apoio ou um posto de combustível.
As rodovias das cidades turísticas de Goiás estão sempre bem conservadas e sinalizadas. Há postos de controle policial em todas as rotas, além de rodovias privatizadas, onde o motorista deve pagar o pedágio.