Educação
Atletas de Goiás conquistam medalhas nas Paralimpíadas
Atletas de Goiás conseguiram 52 medalhas durante as Paralimpíadas Escolares, realizada em São Paulo entre os dias 22 a 25 de novembro. Ao todo, foram 33 medalhas de ouro, 13 de prata e seis de bronze.
Medalhas de ouro nas Paralimpíadas
Os alunos têm idade entre 10 e 17 anos, com a participação de 1.300 alunos com diferentes tipos de deficiências físicas e intelectual. Com uma delegação composta por 79 integrantes, a equipe foi patrocinada pelo Governo de Goiás com uniformes e transporte.
“Nós, enquanto gestores esportivos, ficamos muito felizes em ver nossos atletas conquistando medalhas e colocando a bandeira de Goiás no pódio. Mas mais importante que isso é poder ajudar a transformar a vida desses jovens. Tenho certeza que, independentemente do resultado esportivo, esses alunos voltam para casa com outra bagagem de experiência de vida”, disse o secretário de Estado de Esporte, Henderson Rodrigues.
Destaque no atletismo de Goiás
A modalidade mais premiada da delegação goiana foi o atletismo, com 14 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Três destes ouros foram conquistados por Ryan Pablo, que venceu suas provas nos 100, 400 e 1.500 metros, com direito a recorde da competição nas duas últimas.
“Estava com esse objetivo em mente, de conquistar as três provas. Trabalhei para isso. De quebra ainda vieram esses recordes, que me colocaram como o melhor do Brasil na minha categoria”, pontuou o atleta de 17 anos, que já mira voos mais altos. “Meu sonho é disputar um Parapan ou até mesmo uma Paraolimpíadas. Vou trabalhar para isso”, cravou.
Morador de Inhumas, Ryan treina na pista de atletismo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia. Ele, que teve paralisia cerebral no nascimento, começou a treinar atletismo há menos de dois anos, e viu uma evolução rápida nas pistas.
Governo de Goiás