Connect with us

Saúde

Henrique Mandetta auxilia Caiado na gestão da Saúde

Avatar
Henrique Mandetta auxilia Caiado na escolha das OSs

Ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL), Henrique Mandetta auxilia o governador Ronaldo Caiado (UB) na escolha de um modelo de gestão mais eficiente por parte das Organizações Sociais (OSs) nos hospitais públicos do Estado.

Mandetta na gestão da Saúde

Ronaldo Caiado deve enviar à Assembleia Legislativa (Alego), ainda este ano, o projeto que trata sobre novas regras contratuais com as OSs, com o objetivo de dar maior transparência no serviço de gestão hospitalar em Goiás.

Na reunião realizada nesta terça-feira, (29), no Palácio das Esmeraldas, estiveram presentes, além de Henrique Mandetta, o secretário de Saúde, Sérgio Vencio e demais consultores. Na prática, Ronaldo Caiado busca a opinião de especialistas em saúde pública para melhorar a prestação de serviços ao cidadão.

Padrão de atendimento das OSs

Segundo o governador, a proposta é o de alinhar o padrão de atendimento das OSs, tanto na capital quanto no interior. “Precisamos garantir exames, tratamentos, unidades de hemodiálise e especialistas para atender as regiões mais longínquas de Goiás”, disse.

Um ponto importante citado por Mandetta trata da administração hospitalar aliada à visão clínica, eliminando o atendimento precário no contado direto entre pacientes e médicos, mesmo que haja melhoria no corpo gestor das unidades de saúde.

mandetta na saúde de goias

Projeto piloto em Goiás

Segundo Mandetta, um projeto piloto pode ser usado no Hospital Estadual de Águas Lindas, em fase de conclusão. Para o gestor, é importante que as futuras Organizações Sociais tenham experiência na gestão de saúde.

Outro ponto discutido no encontro foi a questão da fiscalização da administração das OSs. Hoje, o controle da entrada do paciente nas unidades não é prerrogativa do Complexo Regulador Estadual.

Regulação eficiente na saúde

“Queremos definir bem o perfil de cada unidade de saúde e chegar a uma solução mais rápida por parte da regulação, diminuindo a fila de espera e dando agilidade ao sistema.”, defendeu o secretário de Saúde”, Sérgio Vencio. 

A figura de Mandetta no governo

Henrique Mandetta foi ministro da Saúde no governo do presidente Jair Bolsonaro, mas foi demitido depois que o presidente ignorou suas ações frente ao gerenciamento das ações contra a pandemia da Covid-19.

Mandetta atuava de forma técnica, porém, não fazia a linha de Bolsonaro, que era contrário ao fechamento de comércio e à compra de vacinas em caráter emergencial.

O proprio governador Ronaldo Caiado passou a seguir as diretivas apresentadas por Mandetta, como o fechamento do comércio na escala 15/15 (quinze dias abertos e 15 fechados), contrariando as regras de Jair Bolsonaro que era contra as medidas de isolamento social.

Izaias Sousa

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br