Saúde
Caiado deixa Goiás para fazer cirurgia em São Paulo
O governador Ronaldo Caiado (UB), depois de uma série de declarações sobre o investimento na pasta da saúde pública, inclusive com a construção de regionais, no total de 22 unidades, teve que passar por cirurgia realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Cirurgia de ponte de safena
Ronaldo Caiado fez exames de rotina quando foi orientado pela equipe médica que deveria fazer uma cirurgia de revascularização do miocárdio, conhecida por “ponte de safena”. O governador está em recuperação após o procedimento.
Em 2019, o governador passou por um procedimento cirúrgico de cateterismo e uma angioplastia, quando recebeu um Stent. Segundo especuladores, inclusive da base de oposição, o governador poderia ter feito o procedimento em uma das redes públicas ou privadas de Goiás.
Pra quem é indicada a cirurgia?
Segundo o médico cardiologista Sergio Lima de Almeida, Cirurgião Cardiovascular de Florianópolis (SC), a cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena), consiste em criar novos caminhos (pontes) para o sangue que irriga o coração.
Estas pontes são anastomosadas (ou costuradas, popularmente falando) na aorta e nas coronárias adiante da lesão, ultrapassando o ponto obstruído. Assim, levam o sangue e o oxigênio para as regiões que antes estavam prejudicadas.
Cirurgia de alta complexidade pelo SUS
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), na Região Noroeste de Goiânia, já fez um procedimento considerado complexo na cardiologia, cirurgia feita em uma paciente de 13 anos.
Trata-se do fechamento de fenestração por prótese na paciente Maria Luiza, que nasceu com uma cardiopatia congênita complexa, já tendo realizado três cirurgias ao longo da vida. O Hugol é uma unidade de saúde emergencial mantido pelo SUS.
Regionais de Saúde
Ao todo, o Goiás tem 22 hospitais regionais administrados pelo Estado por meio de OS (Organização Social). A produção não conseguiu contato da a assessoria do governador para responder sobre o questionamento.