Connect with us

Educação

Governo aumenta a carga horária dos professores do Estado

Avatar
Governo aumenta a carga horária dos professores do Estado

Depois de dar aumento salarial para os profissionais da rede estadual de educação, o governador Ronaldo Caiado (UB), enviou projeto para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que aumenta a carga horária dos professores.

Carga horária dos professores

Os deputados Paulo Cezar (PL), Major Araújo (PL), Antônio Gomide (PT), Delegada Adriana Accorsi (PT), Delegado Eduardo Prado (PL), Delegado Humberto Teófilo (PL), Zé Carapô (Pros) e Alysson Lima (PSB), votaram contra o projeto.

O Projeto de Lei n° 13.909, de 25 de setembro de 2001, dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto corrige divergências na legislação sobre o Plano do Magistério.

Jornada de trabalho em sala de aula

Com as mudanças, os professores que ganham por uma carga de 40 horas semanais, ou seja, são 200 horas mensais, a partir da aprovação do projeto, os professores terão que trabalhar 210 horas mensais, com 50 minutos de aula.

A mudança decorre, segundo a Seduc, por questões matemáticas e interpretação da lei ocorrida no decorrer dos anos e que precisaram ser modificadas.  O projeto evitaria que o Estado de Goiás respondesse ações judiciais ingressadas pelos professores pelas horas excedentes, afirmou a Seduc.

Deputados votaram contra o projeto

Os professores poderão ministrar até 32 aulas de 50 minutos em classe, sem extrapolar o máximo de dois terços de sua carga horária.

Contrário ao projeto, a deputada Adriana Accorsi, disse que “o projeto vai provocar um aumento de quatro horas semanais de trabalho, sem nenhuma contrapartida financeira”.

Progressões de carreira

Pela terceira vez no mandato de Ronaldo Caiado, os professores receberam a correção salarial por meio do piso e a assinatura das progressões de carreira.

Reajuste salarial

O governo concedeu ainda o reajuste salarial para os 34.068 professores da rede estadual de educação das categorias P3 e P4, representando 10,16% para os profissionais que receberiam um reajuste de 7,43% (Professor III) e 5,30% (Professor IV).

Hoje, o valor do piso salarial dos professores para 2022 foi estipulado em R$ 3.845,63. Se por um lado os professores receberam aumento e direitos trabalhistas, por outro, o aumento na carga horária não foi bem recebida pela categoria.

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br