Educação
Prefeito Rogério Cruz diz que livros em salas causam sinusite
Depois de decretar o fechamento de 50 bibliotecas nas escolas da rede municipal de educação, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), disse que os livros em salas causam sinusite nas crianças.
Fechamento de bibliotecas
A declaração foi feita nesta segunda-feira (12) durante apresentação de contas da administração, em sessão na Câmara Municipal. O prefeito teria justificado que o fechamento das bibliotecas daria lugar para novos alunos.
“Não podemos ser obrigados, por desenvolvimento no nosso país, além do desenvolvimento tecnológico que hoje temos no nosso país, manter sala só com livros, onde crianças muitas das vezes entram, e têm problemas ao entrar nas salas, têm problemas de sinusite”, disse o prefeito.
Tablets e computadores
Para Rogerio Cruz, os livros dariam lugar aos tablets e computadores. O autor da denúncia foi o vereador Mauro Rubem (PT), que discorda do projeto de transformar as bibliotecas em salas de aula para educação infantil.
Representação no MP
Mauro Rubem entrou com representação no Ministério Público de Goiás (MP-GO) e junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo o vereador, a prefeitura deve abrir novos CMEIs, em vez de utilizar de espaço já ocupado para abrir vagas.
“A Secretaria Municipal de Educação viola a legislação, em retrocesso que precariza e prejudica aprendizado de crianças e adolescentes, além de causar possível perda para o patrimônio público”, afirmou o vereador.
Livros causam ácaros
Justificando que os livros não utilizados pelos alunos podem acumular ácaros, vereadores manifestaram opinião contrária ao posicionamento da equipe de Rogério Cruz.
O vereador Mauro Rubem (PT) criticou a proposta. “Qualquer casa que não limpa vai dar ácaro. Se uma biblioteca numa escola está tendo ácaro, é porque não está sendo cuidada”, disse.