Brasil
Apoio de Tebet a Lula gera impasse por causa de cargos
O apoio de Simone Tebet (MDB) ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gera impasse por causa de cargos negociados com Lula. Simone pode ser nomeada para o Ministério do Planejamento, porém, depende de sua resposta depois que Marina Silva foi indicada para o Meio Ambiente.
Simone Tebet incomoda o PT
Da mesma forma em que não pensou duas vezes antes de apoiar a campanha de Lula no segundo turno das eleições, onde concorria para presidente da República, Simone Tebet é vista como uma liderança não muito confiável dentro do PT.
Sem dominar a área econômica, segundo a coluna assinada pela jornalista Andréia Sadi, Simone pode aceitar o convite para assumir uma pasta na área da educação, meio ambiente ou desenvolvimento social.
Negociação de Ministério
Tebet deve negociar uma pasta que possa mantê-la ligada aos programas sociais do governo de Lula, com maior aproximação com a população e, consequentemente, com maior poder de negociação política e social.
Simone acaba gerando desconforto no futuro governo petista sem um cargo que possa acolher sua ambição política sem interferir nos planos de governo e na própria administração do presidente, ou seja, Tebet não pode “passar o carro na frente dos bois”, ou seja, um risco que Lula terá que aceitar.