Connect with us

Brasil

Decreto de Lula suspende registros de armas de fogo

Avatar
Lula suspende registro para aquisição de arma de fogo

No discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (1º/1), ele prometeu adotar medidas contra atos autorizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que viajou para os Estados Unidos sem passar a faixa presidencial.

Posse de armas de fogo

Dentre a primeiras medidas, Lula suspendeu, por meio de decreto, o registro para aquisição de armas de fogo para colecionadores a atiradores (CACs), além de suspender novos registros para clubes de tiros.

A medida foi anunciada ainda no discurso de Lula no Congresso Nacional, onde tomou posse junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB). O decreto restringe o número de armas e munições por pessoa, que não deverá passar de três armas.

Nova regras para a compra de armas

De acordo com as novas regras, para receber a autorização como caçador e atirador, a pessoa terá que comprovar capacidade técnica, não ter antecedente criminal, ter idade a partir de 25 anos e comprovar real necessidade de arma.

Para quem tem a posse de arma de uso permitido e restrito por meio do Decreto nº 9.785, de 2019, deverá fazer o cadastramento junto ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm), no prazo de até 60 dias.

Mudança na lei dos CACs

Uma equipe vai analisar a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que controla a venda, registro e posse de arma de fogo e munições, que deverá passar por mudanças no atual governo do PT.

No discurso de posse, Lula disse que “o povo precisa de educação e cultura, e não de armas“, contrariando as políticas de Bolsonaro que deixou de investir e educação e cultura para alimentar a corrida armamentista.

Veja aqui o decreto de armas de fogo:

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br