Segurança
Governador Ibaneis pede desculpas por invasão em Brasília
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), postou um vídeo onde pediu desculpas pela invasão de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, ocorrida neste domingo (8/1).
Falhas na segurança do DF
Segundo o ministro da Justiça Flávio Dino, havia um acordo e um plano de segurança que não foi cumprido, o que terminou com manifestantes invadindo o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Flávio Dino disse que vai apurar de onde partiu a falha na segurança dos poderes em Brasília e que os responsáveis vão responder por seus atos. O governador Ibaneis Rocha disse que “não imaginava que os atos tomariam tal proporção”.
Ibaneis Rocha pede desculpas
O pedido de desculpas foi dirigido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, ao presidente da Câmara, Arthur Lira, e ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco.
“Nós vínhamos monitorando desde a tarde de ontem, juntamente com o ministro Flávio Dino, todos esses movimentos que estavam chegando ao Distrito Federal, conversamos de ontem para hoje por várias vezes. Não acreditávamos, em momento nenhum, que essas manifestações tomariam à proporção que tomaram. São verdadeiros vândalos, verdadeiros terroristas que terão de mim todo o efetivo combate para que sejam punidos”, disse.
Anderson Torres
Após a invasão, o presidente Lula questionou o governador Ibaneis Rocha sobre a permanência de Anderson Torres na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, nomeado por Ibaneis Rocha, considerando que ele foi ministro da Justiça de Bolsonaro, e pouco fez contra os movimentos antidemocráticos.