Segurança
MP investiga fraude nos resultados de jogos de futebol
As partidas da série B do Campeonato Brasileiro de Futebol estão sendo investigados pelo Ministério Público de Goiás por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Fraude nos jogos de futebol
Segundo informações preliminares, alguns atletas de Goiás e de outros estados estariam recebendo propina para manipular os resultados dos jogos, recebendo valores de até R$ 150 mil.
A Operação Penalidade Máxima busca obter provas cumprindo mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
Atletas envolvidos
As investigações apontam que o grupo criminoso atua mediante a cooptação de atletas para a manipulação de resultados nas partidas por meio de ações como, por exemplo, o cometimento de pênalti no primeiro tempo dos jogos, entre outras iniciativas.
Pelo menos R$ 600 mil foram investidos pelo grupo criminoso para fraudar os jogos da série B que ocorreram no final de 2022. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores.
Cidades alvos
Os mandados estão sendo cumpridos em Goiânia, São João del-Rei (MG), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Porciúncula (RJ).