Segurança
Suspeitos de excluir processos criminais de Fórum são presos
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), prendeu três suspeitos de excluir dados de processos criminais do Fórum Criminal de Goiânia.
Exclusão de processos criminais
A Operação Revocare cumpriu seis mandados, sendo três de prisão e três de busca e apreensão.
O caso era investigado desde 2019, quando um servidor do Fórum denunciou sobre o sumiço de processos, inclusive dentro do sistema eletrônico usado por promotores e juízes, além de servidores da Justiça.
Servidores ouvidos
As investigações apontaram que um egresso do sistema prisional organizou a fraude para retirar do sistema eletrônico e do Fórum os processos contra um investigado com várias passagens criminal, e que tinha mandado de prisão em aberto, que também foi retirado do sistema.
Com as investigações, vários servidores da Justiça foram ouvidos, incluindo uma ex-funcionária do Poder Judiciário que estava com a senha de acesso ao sistema ainda ativa.
Senha de acesso
No caso da ex-servidora, ficou comprovado que ela não teve participação no crime, já que ela não havia acessado o sistema do Poder Judiciário depois que deixou o órgão.
Com o desfecho do caso, a Polícia Civil informou que todo os processos do Fórum Criminal estão digitalizados, e todas as senhas dos servidores foram trocadas.
Os presos responderão pelas condutas tipificadas nos artigos 288 e 337 CPB, podendo ser condenados a uma pena que varia entre três a oito anos de prisão. A investigação continua no sentido de identificar demais coautores.