Segurança
Polícia de Pernambuco proíbe rádio de pilhas em estádios
Alegando riscos contra a segurança pública, a Polícia Militar de Pernambuco proibiu os torcedores de entrar nos estádios de futebol com rádios de pilha e apitos, além de instrumentos musicais e até hastes de bandeiras.
Segundo a PM daquele estado, há risco dos objetos serem jogados contra torcedores e atletas no gramado, principalmente quando há briga de torcida. Outros objetos também podem entrar na lista de proibidos dentro dos estádios.
Protocolos de segurança
Para justificar a decisão das forças de segurança, foi citada a restrição imposta pelo protocolo de segurança que entrou em vigor na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Desde fevereiro de 2020, as torcidas organizadas estão proibidas de entrar nos estádios de futebol em Pernambuco, que deveriam ser extinta por decisão judicial, o que na prática não acontece, pelo menos fora dos trâmites legais. Três grupos organizados tiveram o pedido de encerramento pedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), sendo elas a Jovem, Inferno Coral e Fanáutico.
Com informações do G1