Brasil
Renan Calheiros chama Dallagnol de ‘pivete’ da Lava-Jato
A cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) provocou uma onda de declarações vindas de políticos, inclusive indiretas postadas no canal do presidente Lula no Twitter.
Pivete da Lava-Jato
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), usando sua conta no Twitter, chamou Deltan Dallagnol (Podemos-PR) de ‘pivete’ e ficha suja da Lava Jato, como segue:
“Deltan Dallagnol delinquiu no MP ávido pelo poder. Para fraudar a lei antecipou a exoneração para fugir da ficha limpa, mesmo com 2 condenações no CNMP, de minha autoria e 15 processos. A Justiça tarda, mas não falha. O TSE cassou o mandato do privete ficha suja da Lava-Jato”.
Mandato cassado
Dallagnol teve o registro de candidatura cassado pelo TSE nesta terça-feira (16) por unanimidade, porém, a decisão ainda cabe recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), embora o quadro seja quase impossível se reverter.
Eleito pelo Estado do Paraná com 344.917 votos no pleito de 2022, Dallagnol foi o procurador que atuou nos processos que levou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a prisão dentro da Operação Lava-Jato, cujo juiz era o então deputado federal Sério Moro (União-SP), que também pode ser alvo da Justiça Eleitoral, já que ele mesmo acredita ser o próximo alvo.
Flávio Dino também comentou a cassação.
“Sobre julgamento realizado hoje no TSE, lembrei-me de um texto bíblico, que dedico ao presidente Lula. ‘Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!'”, escreveu Dino, também no Twitter.