Segurança
Supremo não vai arquivar inquérito das fake news
O inquérito das fake news segue dentro da normalidade e deve revelar nomes dos financiadores, disse o ministro Alexandre de Morais, que afirmou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) não vai arquivar o processo.
Segundo reportagem do Globo, o inquérito das fake news foi o que mais incomodou o presidente Bolsonaro, em meio às crises entre o Palácio do Planalto e o STF. Pelo menos quatro ministros disseram que o caso não há mais o que investigar.
Financiadores de fake news
— Não vai arquivar inquérito de fake news nenhum. Nós estamos chegando aos financiadores. As pessoas não entendem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que no mais das vezes é o mais importante, quando você vai costurando as atividades ilícitas que a Polícia Federal está investigando — disse o ministro em palestra para estudantes de uma universidade em São Paulo.
Governo x STF
A prisão de Daniel Silveira, que teve como ponto inicial a divulgação de fake news ocorreu por causa de um vídeo que ele postou nas redes sociais, onde afrontava a democracia e ameaçava ministros do STF. Devido o perdão dado pelo presidente Bolsonaro à Daniel Silveira, a guerra entre ministros da Corte e o Planalto a cada dia tem novos capítulos.
— Desinformação não é ingênua. A desinformação é criminosa, tem finalidade. Para uns é só um enriquecimento. Para outros é a tomada do poder sem controle. Então nós, que vivemos do direito, que defendemos a democracia, nós temos que combater a desinformação, disse o ministro.