Connect with us

Tecnologia

Conheça as várias atividades desenvolvidas pelos drones

Avatar

Desde a criação do primeiro modelo de drone, ocorrido na Alemanha, sendo ele o V-1, conhecido também como buzz bomb, devido ao barulho que produzia enquanto voava, outros modelos foram construídos durante a Segunda Guerra Mundial, como o modelo V-2, uma versão mais aprimorada.

O modelo mais inteligente, com maior capacidade de voo e aliado com materiais mais leves foi desenvolvido por volta do ano de 1977, conhecido como Albatross, utilizando fibra de vidro e madeira.

Chegada do drone no Brasil

Já no Brasil, o primeiro equipamento mais avançado chegou por volta do ano de 1983, com o modelo BQM1BR, fabricado pela Companhia Brasileira de Tratores (CBT), com motor movido a jato.

Conhecido como Veículo Aéreo não Tripulado (VANT), os drones são equipamentos cada vez mais sofisticados, com câmeras de alta definição, que produz vídeos e fotos para uso nos mais diversos setores.

Os VANTs modernos estão equipamentos também com GPS de alta precisão, além de controle remoto que comanda o aparelho de forma dedicada, com sinais de internet, detecção de barreiras e outros indicadores que garantem a segurança do equipamento e das pessoas em terra.

Uso do drone no mercado

Controlados por radiofrequência, as antenas dos drones usam alta tecnologia, o que impede que o aparelho sofra interferência de outros equipamentos. Os VANTs estão em uso em larga escala nas mais diversas áreas, como na segurança, no esporte, na engenharia, na agricultura, no mercado de marketing, no jornalismo e outras.

São diversos modelos que podem ser utilizados em áreas específicas, alguns com maior capacidade de voo, estabilidade e distância. Para operar um drone, é preciso que o piloto tenha curso de treinamento técnico, e o equipamento seja registrado e homologado pela a agência reguladora, no caso do Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela ANATEL.

Existem três categorias no Brasil:

Classe 1: peso máximo de decolagem maior que 150 kg;

Classe 2: peso máximo de decolagem entre 25 e 150 kg;

Classe 3: peso máximo de decolagem de até 25 kg.

Normas de uso de drones

O registro da aeronave na Anac e no Sisant (Sistema de Aeronaves não Tripuladas);

Usuário maior de 18 anos, seja para pilotar ou auxiliar a operação como observador;

Seguro com cobertura de danos a terceiros;

Avaliação de risco operacional;

Voar apenas em áreas distantes de no mínimo 30 metros de pessoas (é possível voar mais próximo quando estão cientes do voo ou quando existe barreira mecânica entre elas e a aeronave);

Operar apenas um drone por vez;

Ter autonomia suficiente para o voo e o pouso no local previsto;

Fixar a identificação (número obtido no processo de cadastramento) do equipamento em local visível do drone e com material não inflamável.

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br