Brasil
Nome de Ronaldo Caiado ganha força na corrida para presidente
O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) vem traçando estratégias para ganhar força dentro do União Brasil, partido que deve sustentar sua corrida para presidente em 2026.
Aliança em torno de Ronaldo Caiado
Na reunião da Executiva Nacional do União Brasil, o governador foi aplaudido e recebeu manifestação de apoio de prefeitos e lideranças alinhados com uma chapa composta pelo UB para a presidência da República.
Sem a aliança do UB com o Partido dos Trabalhadores (PT), a campanha de Lula em se reeleger ou eleger um candidato dentro da legenda se torna cada vez mais difícil, segundo especuladores que veem as alianças partidárias caminhando contra o movimento encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores.
União Brasil e PP
Nos bastidores, já se fala em uma aliança entre o União Brasil com o Partido Progressista (PP), do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), cujo presidente é o senador Ciro Nogueira. Se a referida aliança for confirmada e selada, Ronaldo Caiado terá uma votação expressiva para presidente, com chances reais de ser eleito.
Na corrida presidencial, tanto o Congresso Nacional quanto o Senado Federal podem ser presididos por filiados do União Brasil, sustentando ainda mais a campanha de Caiado em Goiás e em outros estados.
O jogo do centrão
A questão agora se esbarra no centrão, formado por deputados que já falam em lançar um nome dentro de uma chapa forte para a sucessão do presidente Lula. Por enquanto, Ronaldo Caiado deve aguardar as eleições municipais para continuar sua articulação entre os presidentes partidários, governadores e prefeitos.
Por: Izaías Sousa