Connect with us

Uncategorized

CNJ afasta a juíza que condenou Lula na Lava Jato

Avatar
CNJ afasta a juíza que condenou Lula na Lava Jato

A juíza federal que condenou o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos e 11 meses de prisão na Operação Lava Jato foi afastada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Condenação de Lula

A magistrada Gabriela Hardt atuava no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), além de outros três juízes que atuaram na ação que julgou Lula. A decisão foi do corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.

Os magistrados são acusados de desobedecer a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), promovendo ‘cash back’ com dinheiro público, em valores que, segundo o STF, foram superiores a R$ 5 bilhões.

Voto dos conselheiros do CNJ

O processo de afastamento dos juízes ainda será julgado pelo plenário formado por conselheiros do CNJ, marcado para a próxima terça-feira (16).

Segundo entendimento do Conselho Nacional de Justiça, Gabriela atuou de forma ilegal, faltando com o dever funcional da atividade da magistratura, além de violar o Código de Ética profissional e com falta de prudência em relação à separação dos poderes no âmbito da Operação Lava Jato.

Ação ilegal na Lava Jato

Houve o entendimento do STF de que os magistrados afastados agiram ordenando a prisão de pessoas investigadas na Lava Jato em processo que já tinham sido suspensos pela Corte por meio do ministro Dias Toffoli.

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br