Connect with us

Uncategorized

Gaeco desarticula grupo que aplicava golpe pelo WhatsApp

Avatar

Published

on

Gaeco desarticula grupo que aplicava golpe pelo WhatsApp

 

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio do CyberGaeco e em parceria com a Polícia Militar de Goiás, deflagrou hoje (24/7), a Operação Darkholme, para o cumprimento de 6 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Golpe pelo WhatsApp em Goiás

A investigação, iniciada pelo Gaeco do Ministério Público de São Paulo, núcleo Bauru, visa desarticular uma organização criminosa cibernética baseada em Goiás, especializada em aplicar golpes contra vítimas de todo o país por meio do aplicativo WhatsApp.

Foi apurado que um dos envolvidos movimentou nos últimos anos mais de R$ 3 milhões. E, ainda, que apenas um dos aparelhos utilizados pelos criminosos usou 67 chips de DDD’s distintos em menos de 40 dias.

Durante a operação, foram localizadas milhares de fotografias de alvos (preferencialmente advogados e médicos) e contatos de seus familiares.

Gaeco desarticula grupo que aplicava golpe pelo WhatsApp2

Ação conjunta entre MP e PM

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MPGO e atuação de 50 agentes públicos, dentre promotores de Justiça, policiais militares e servidores do MPGO.

De acordo com o promotor de Justiça Fabrício Lamas Borges da Silva, foi apurado na operação que existiam pessoas responsáveis por organizar uma grade das vítimas. “Eles buscavam as pessoas cujos familiares seriam abordados, coletavam fotografias e faziam contato como se fossem o dono do telefone, mas que estivesse usando um número novo. Havia milhares de fotos de pessoas de todo o Brasil”, afirmou o promotor.

Crimes pelo celular

Segundo Lamas, alguns dos golpistas já possuem passagem policial pela prática de outros crimes. “Hoje é mais fácil para um criminoso praticar um crime no celular do que pegar uma arma e ir para a rua, correndo risco”, analisou.

O CyberGaeco reforça a necessidade de tomar cuidado com as mídias sociais e com os contatos feitos por números desconhecidos, mesmo que pareçam vir de pessoas conhecidas.

(Texto e fotos: Gaeco / Edição: Ascom – MPGO)

SEGURANÇA

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

POLITICA

BRASIL

EDUCAÇÃO

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN de Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br Desenvolvido por Agência Talos