Segurança
Bolsonaro foi alertado pela CIA a não atacar o sistema eleitoral
Reuters. — O Governo Brasileiro foi orientado pela CIA (Serviço de Inteligência dos Estados Unidos) a não colocar em dúvida o sistema eleitoral e o processo democrático. O comunicado foi divulgado nesta quinta-feira (5).
William Burns – diretor da CIA, teria feito o comunicado em reunião ocorrida em julho de 2021, segundo fontes ouvidas por agências de notícias internacionais. O diretor tinha se encontrado com o presidente Bolsonaro em julho, juntamente com o general Augusto Heleno, e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
Tanto o presidente quanto seus ministros, ouviram da CIA que o processo democrático é sagrado, alertando que Bolsonaro não deveria interferir publicamente, como vinha fazendo.
O comunicado abre uma pequena janela dando sinais claros de que os Estados Unidos, ainda mantém a atenção voltada para países e governos que represente risco contra o processo democrático, podendo ainda interferir, caso necessário, em situações onde o governo busca ganhar força na propagação ideológica de regime autoritários ou atos conspiratórios.