Brasil
Macron toma posse prometendo nova forma de governar
Emmanuel Macron tomou posse para o seu segundo mandato na manhã deste sábado (7) prometendo uma nova forma de fazer governo, em cerimônia ocorrida no Palácio Eliseu, na capital de Paris. Macron fez promessas de governar na esperança de um planeta mais habitável, apontando para um governo preocupado com as questões climáticas.
Macron deve começar seu governo já preocupado com os cenários nada promissores para a Europa, como a questão dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, além de problemas relacionados com a pandemia da Covid-19, que ainda não deixou as lideranças em situação confortável, mesmo com a queda nos números de casos.
Macron promete mais emprego e saúde
O líder Europeu destacou sua preocupação com a situação interna da França, citando programas de combate às desigualdades, mais emprego e melhoria no sistema de saúde, além de destacar uma forma de governo que deixe a França mais independente diante dos desafios do presente século.
“A França revela o melhor para si em meio à gravidade dos tempos, ao sopro do vento da tragédia é que encontramos força para nos elevarmos além de nós mesmos”, disse Macron.
Emmanuel Macron venceu as eleições com 58,55 dos votos no segundo turno, contra a candidata, Marine Le Pen, do partido Reunião Nacional. O evento teve a presença de 400 convidados, que ouviram, no fim da cerimônia, o hino nacional da França, acompanhado por disparos de 21 tiros de canhão.