Uncategorized
Ministro Gilmar Mendes suspende investigação contra Marconi Perillo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu a investigação da Polícia Federal na Operação Panaceia onde Marconi Perillo era um dos alvos.
Investigação contra Marconi Perillo
A decisão do ministro foi em caráter de liminar, cujo pedido foi protocolado pela defesa do ex-governador de Goiás, alvo da operação que investiga desvio de dinheiro público por meio de uma Organização Social (OS).
Na mesma investigação, o Instituto Gerir, responsável por prestar serviços em hospitais estaduais de Goiás, também foi alvo da PF — e participou dos certames públicos entre 2012 e 2018, quando Marconi era governador de Goiás.
Participe do Grupo do Goiás Hoje no WhatsApp clicando aqui!
Defesa do ex-governador
Advogados de Marconi Perillo também foram alvo da Operação Panaceia, no dia 6 do corrente mês. O escritório de advocacia ligado à Perillo prestava serviços para a OS investigada.
Por meio de nota ao Jornal O Popular, o advogado de Marconi, Romero Ferraz, sustenta que a operação da Polícia Federal foi ilegal e que houve excesso da medida cautelar, principalmente em razão da ausência de contemporaneidade.
Foro privilegiado
Para a defesa do ex-governador, a investigação deveria ter sido autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que o inquérito da PF está relacionada com o período em que Marconi Perillo era governador de Goiás, e, portanto, tinha foro privilegiado, sendo uma prerrogativa de governadores.
Ao acatar o pedido da defesa, o ministro Gilmar Mendes suspendeu o inquérito até o julgamento definitivo, bem como solicitou informações à 11ª Vara Federal Criminal de Goiás sobre a operação.
