Segurança
Panela de pressão explode a mata mulher em Ceilândia (DF)
A cozinheira Jade do Carmo Paz Gabriel, de 34 anos, morreu neste domingo (8) após uma panela de pressão explodir em um restaurante situado na QNM 18, em Ceilândia Norte. No mesmo local, outras duas pessoas ficaram feridas com o impacto da explosão.
Segundo o Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, a vítima fatal teve parada cardiorrespiratória, e mesmo após tentativa de reanimação, que durou cerca de 50 minutos, ela não resistiu e morreu no local.
Panelas de pressão não são seguras
Especialistas em segurança relatam que as panelas de pressão não são totalmente seguras e devem estar perfeita para uso. É necessário usar borrachas de vedação sempre novas, e manter a tampa sem amassados.
O tempo que as panelas de pressão ficam no fogo também deve ser levado em consideração. Deve evitar que os alimentos fiquem sem água no momento do cozimento, o que pode elevar o risco de explosão devido ao acúmulo de vapor em seu interior. Outra medida de segurança é sempre manter a válvula de escape do vapor sempre funcionando.
Ao explodir, a válvula deixou de funcionar, e a descarga de vapor quente pode provocar queimaduras graves, além do risco de morte pelo impacto da panela contra órgãos vitais, como a cabeça.