Connect with us

Saúde

Médicos credenciados no Ipasgo suspendem atendimento

Avatar

Published

on

medicos do ipasgo entram em greve em goiás

Credenciados no Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), parte dos médicos que atendem em Goiás suspenderam o atendimento nesta terça-feira (7).

Greve de médicos do Ipasgo

Somente serviços de urgência e emergência estão sendo realizados, porém, os exames em consultórios foram suspensos. Os profissionais somam 5 mil médicos do grupo que decidiu pela paralisação.

Atraso no pagamento de julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2024 foi um dos objetivos da paralisação dos 300 profissionais credenciados no Ipasgo. Segundo representantes da categoria, a paralisação dos médicos está prevista para encerrar na próxima quinta-feira (20), na parte da manhã.

Para o Ipasgo Saúde, somente 10% dos profissionais aderiram à paralisação, dizendo que recebeu a informação da categoria com surpresa, já que o órgão desconhece o atraso nos pagamentos à rede credenciada, além de não ter sido comunicado formalmente da paralisação.

Demanda da categoria

Segundo a categoria, os problemas acontecem após a troca da empresa de faturamento, caso levado para discussão na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) por meio de audiência pública.

Falta de vagas e de cotas para exames e cirurgias deixa os pacientes sem atendimento quando vão usar o plano de saúde. Em resposta, o Ipasgo disse que não há sistema de cotas em vigência e que desde novembro de 2024 a ouvidoria não registra reclamações em relação a exames.

Nota emitida pelo Ipasgo:

“O Ipasgo Saúde viu com estranheza e perplexidade a decisão unilateral do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) de realizar uma paralisação nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2025 sob a alegação de que não houve atendimento às demandas da categoria. O plano de saúde, até então, não recebeu um documento oficial da entidade para tratar de pauta reivindicatória.

A paralisação, que se restringe a um grupo de médicos e odontólogos, representa cerca de 10% da rede credenciada do Ipasgo Saúde, a maior de Goiás, composta por quase cinco mil pessoas físicas e jurídicas. Portanto, 90% dos prestadores, como hospitais, clínicas e a rede própria da instituição, mantêm atendimentos regulares às quase 600 mil vidas que estão sob os cuidados do plano de saúde.

O Ipasgo Saúde desconhece qualquer falta de pagamento à rede credenciada. A instituição pode provar que, desde setembro de 2024, repassou aos prestadores quase R$ 1 bilhão. Só nos dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro de 2025, os profissionais que atendem beneficiários do plano de saúde receberam R$ 18,2 milhões. Caso, de forma excepcional, algum prestador identifique pendências, essas devem ser formalmente comunicadas para que o Ipasgo Saúde possa apurar e adotar, com celeridade, as providências cabíveis.

A suspensão injustificada e unilateral dos atendimentos aos beneficiários fere diretamente as regras contratuais estabelecidas e pode resultar em sanções, incluindo a rescisão do contrato e o descredenciamento do prestador. Por isso, o Ipasgo Saúde está monitorando a situação de perto e tomará todas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento das normas, para fazer com que os direitos dos beneficiários sejam respeitados, para garantir plena assistência e que a qualidade no atendimento seja mantida.

O maior plano de saúde do Estado de Goiás esclarece que esses profissionais não têm vínculo empregatício com o Ipasgo Saúde. São autônomos e instituições independentes, que atendem aos beneficiários com base em contratos de credenciamento. Portanto, eles têm plena autonomia para solicitar descredenciamento a qualquer tempo, desde que respeitadas as condições pactuadas, inclusive a continuidade do atendimento aos beneficiários durante o prazo de aviso prévio.

O Ipasgo Saúde tem compromisso inegociável com a excelência, a continuidade dos serviços prestados e com diálogos responsáveis, construtivos e legítimos. A transparência, a ética e o respeito aos nossos beneficiários são valores que norteiam nossas ações.”

“O Ipasgo Saúde esclarece que o delivery de medicamentos oncológicos orais faz parte do recém-criado Programa de Atenção Farmacêutica, cujo objetivo é levar mais conforto aos pacientes em tratamento de câncer. Por meio dele, os beneficiários, mediante recadastramento prévio, recebem medicações de alto custo em casa, sem qualquer cobrança, tanto pelo remédio quanto pelo serviço de entrega, um grande diferencial do plano de saúde.

A atualização de dados, necessária para recebimento do medicamento, começou no dia 09 de dezembro de 2024 e segue sendo realizada por meio do site www.ipasgo.go.gov.br. Até agora, o delivery de medicamentos atende 1.784 beneficiários que atualizaram os cadastros junto à instituição. De janeiro até 15 de fevereiro foram realizadas 1303 entregas, com 1692 caixas de medicamentos. Neste momento, existem 140 pedidos em trânsito. Desde a semana passada, não há registro de reclamações sobre o programa junto a Ouvidoria do Ipasgo Saúde.

O programa funciona por meio de contrato com uma empresa farmacêutica, que possui sua documentação devidamente regular e conta com o apoio de farmacêuticos que interagem diretamente com o beneficiário.

No primeiro mês de distribuição, dificuldades, como contato telefônico com o beneficiário e recusa de fornecimento de dados por medo de golpe, afetaram a logística, mas se trataram de casos excepcionais. Tanto, que o Ipasgo Saúde recebeu somente 30 (ou seja, 1,68%) questionamentos de pacientes atendidos, todos já devidamente solucionados e que serviram de base para revisão e aperfeiçoamento dos protocolos adotados pela empresa responsável pelo fornecimento das medicações.

Atualmente, sem exceção, os beneficiários aptos a participar do programa recebem os remédios em até 5 dias, caso residam na Capital, ou em até 7 dias, caso vivam no interior.”

SEGURANÇA

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

POLITICA

Câmara Municipal de Goiânia cria novos cargos comissionados Câmara Municipal de Goiânia cria novos cargos comissionados
Politica15 horas ago

Câmara Municipal de Goiânia cria novos cargos comissionados

Com várias reportagens que mostraram a questão das contratações de servidores comissionados na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego),...

ADRIANA ACCORSI DEFENDE A LEI DA FICHA LIMPA ADRIANA ACCORSI DEFENDE A LEI DA FICHA LIMPA
Politica3 dias ago

Mudar a Lei da Ficha Limpa é um retrocesso para o Brasil

Na terceira posição em pesquisa de intenção de votos promovida pela Goiás Pesquisa, Adriana Accorsi (PT) aparece com 11,37%, uma...

Bruno Peixoto fala em concurso público para servidores da Alego Bruno Peixoto fala em concurso público para servidores da Alego
Politica4 dias ago

Bruno Peixoto promete concurso público para servidores da Alego

Durante 3ª Sessão da 20ª Legislatura, na tarde desta segunda-feira, 17, o presidente do Parlamento, Bruno Peixoto (UB), falou sobre...

Deputados estaduais fazem da Alego uma máquina de emprego Deputados estaduais fazem da Alego uma máquina de emprego
Politica1 semana ago

Deputados estaduais fazem da Alego uma máquina de emprego

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vem se tornando uma “máquina de emprego” nos últimos anos na presidência...

Ronaldo Caiado precisa de articulação para candidato à Presidência Ronaldo Caiado precisa de articulação para candidato à Presidência
Politica2 semanas ago

Ronaldo Caiado precisa de articulação para candidato à Presidência

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), vai precisar mais do que apoios já declarados para poder disputar a Presidência...

Na Câmara Municipal, Sandro Mabel fala em Na Câmara Municipal, Sandro Mabel fala em
Politica2 semanas ago

Na Câmara Municipal, Sandro Mabel fala em “reconstrução de Goiânia”

Durante a 1ª sessão plenária da 20ª Legislatura, instalada em 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Goiânia, o prefeito...

bolsonaro fala em aliança entre o PL e o MDB em Goiás bolsonaro fala em aliança entre o PL e o MDB em Goiás
Politica3 semanas ago

Bolsonaro sinaliza aliança entre o PL e MDB em Goiás

Uma declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre uma possível aliança entre o PL e o MDB para as eleições de...

BRASIL

EDUCAÇÃO

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN de Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br