Brasil
Avenida Castelo Branco vai se chamar Agrovia Iris Resende
A Avenida Castelo Branco, em Goiânia, vai se chamar Agrovia Iris Resende, projeto do vereador Clécio Alves (Republicanos). O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara Municipal.
Agrovia Iris Resende
O presidente da Comissão, vereador Henrique Alves (MDB), já vou favorável ao projeto, reservando o prazo de cinco anos para que os empresários da Avenida Castelo Branco façam as modificações necessárias no endereçamento e demais documentos que levam o atual nome da Avenida.
“Não tenho dúvida que o plenário da Câmara vai votar favorável ao projeto, justamente pela significância foi Iris Resende em Goiás, sendo uma homenagem mais que justa”, disse Clécio Alves.
Empresários da Avenida Castelo Branco representaram contra a mudança do nome da Avenida comercial do agronegócio. A questão não se esbarrou na homenagem feita à Iris Resende, porém, nas mudanças que seriam necessárias no sistema de endereçamento empresarial da região.
Viaduto com nome do ex-governador
Outra obra importante recebeu o nome do ex-governador, o Viaduto Iris Resende Machado, que corta a Avenida Goiás com a Perimetral Norte, entregue pelo prefeito Rogério Cruz. O viaduto levou o nome do ex-governador também por meio do vereador Clécio Alves.
Morte de Iris Resende
Iris Resende Machado morreu em novembro de 2021 aos 87 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O político, advogado e agropecuarista nasceu em dezembro de 1933, na cidade de Cristianópolis, no sudeste de Goiás.
Sua carreira política teve início em 1959, quando foi eleito vereador por Goiânia, aos 25 anos de idade, considerado o mais jovem vereador da capital. Em 1962, Iris Resende foi eleito deputado estadual, assumindo a prefeitura em 1965.
Novamente, entre 1983 a 1994, Iris foi deputado estadual por mais dois mandatos, sendo ministro da Agricultura no governo de José Sarney (MDB). Já em 1994, Iris foi eleito senador e, no meio de seu mandato ele assumiu o Ministério da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
A morte do ex-governador de Goiás teve notas de lamento de várias autoridades políticas, religiosas e de seguimento organizados. Seu velório e sepultamento foi visto pelos goianos de todo o Estado, transmitido ao vivo pela imprensa. Sob uma forte chuva, o corpo de Iris Resende foi sepultado com honras militares.