Segurança
Brasil, China e EUA realizam exercício militar em Goiás
Pela primeira vez, o Brasil realiza exercício militar em ação conjunta com o China e Estados Unidos. Cerca de 3 mil militares estão em treinamento por meio da Operação Formosa, em Planaltina de Goiás.
Operação Formosa 2024
Consideradas “nações amigas”, a operação acontece de forma conjunta pela primeira vez em Goiás. Em 2023, a China e os Estados Unidos enviaram observadores para a ação de treinamento das Forças Armadas do Brasil.
Na prática, o treinamento militar das Forças Armadas do Brasil em conjunto com as forças de segurança de outros países serve para a troca de informações estratégicas sobre cenários de ataques e defesa de interesse da segurança nacional.
Treinamento militar
Dez nações fazem parte dos treinamentos na Operação Formosa 2024, sendo considerado uma operação de treinamento de praxe que acontece todos os anos no Estado de Goiás.
Realizado desde 1998, o treinamento militar acontece no Planalto Central e conta os homens da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O exercício começou na quarta-feira (4) e vai até o dia 17.
Fuzileiros Navais
O treinamento simula uma operação anfíbia, considerada a mais complexa das ações militares. A operação tem o objetivo de manter as condições de atuação imediata dos Fuzileiros Navais e de aprimorar a atuação conjunta de Marinha, Exército e Aeronáutica,
Todo o armamento empregado utiliza munição real e prepara os militares para ações de:
- apoio de fogo;
- controle do espaço aéreo;
- comando e controle, e manobra e logística.
___________________________________
Izaías Sousa