Saúde
Brasil cria a vacina contra a dengue 100% nacional pelo SUS

A partir de 2026, o Brasil terá sua produção da vacina contra a dengue 100% nacional, com dose única e fornecida pelo Ministério da Saúde (SUS). O anúncio nesta terça-feira (25).
Vacina contra a dengue
Serão 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação da fabricação caso haja uma demanda ao nível nacional, disse nota do governo.
“A gente espera, em dois anos, poder vacinar toda a população elegível [de 2 a 59 anos]”, disse a ministra, durante cerimônia no Palácio do Planalto.
No primeiro momento, os idosos não poderão tomar a vacina por questão de segurança técnica, tomando o cuidado de proteção dos idosos para possíveis efeitos colaterais nesta faixa etária.
Pedido de registro da vacina
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez o pedido de registro da vacina ao Instituto Butantan em dezembro de 2024, cuja análise foi concluída e garantindo assim a segurança e eficácia do imunizante.
A produção em larga escala será pela empresa WuXi Biologics, em parceria com o Butantan por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde.
Financiamento do imunizante
O financiamento da pesquisa foi em parceria entre o Governo Federal com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujo poder de compra será do Ministério da Saúde.
O investimento, segundo Nisia, é de R$ 1,26 bilhão. Também estão previstos R$ 68 milhões em estudos clínicos para ampliar a faixa etária a ser imunizada e incluir idosos, além de avaliar a coadministração da dose contra a dengue com a vacina contra o Chikungunya, também desenvolvida pelo Instituto Butantan.
