Brasil
Caiado barra movimento para a presidência da Alego
Deputados eleitos no último pleito em Goiás articulam e criam movimento na disputa para a presidência da Alego. Os três nomes mais cotados são o de Bruno Peixoto (UB), Lincoln Tejota e Virmondes Cruvinel. Com o movimento, o governador Ronaldo Caiado (UB) colocou um freio no momento para ganhar tempo nas articulações, cujo parecer final depende dele.
Caiado barra movimento
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás tem autonomia para pautar os projetos que vão para a votação nas comissões e no plenário, além de ter nas mãos a atribuição de articular entre os líderes partidários atos de interesse do Legislativo e do Executivo.
Segundo apurou o Jornal O Popular, o deputado Lincoln Tejota busca a vaga como forma de compensação, já que Daniel Vilella (MDB) ocupou seu lugar na disputa ao posto de vice-governador. O atual presidente é o deputado Lissauer Vieira (PSD).
Nos olhos de Daniel Vilella
Daniel Vilella vai atuar como uma espécie de “olheiro” de Caiado na Alego, meio pelo qual o governador saberá das articulações na formação da Mesa Diretora.
Deputados reeleitos em Goiás
A composição da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa terá 21 novos deputados, conforme resultado da eleição realizada no domingo, 2 de outubro. Dos 30 parlamentares que disputaram a reeleição, 20 foram reeleitos. Os novos deputados serão empossados em 1º de fevereiro.
Além dos deputados reeleitos à nova Legislatura, terão outros parlamentares que já exerceram mandatos, a exemplo do vice-governador Lincoln Tejota (UB), Renato de Castro (UB), Cristóvão Tormin (Patriota) e Mauro Rubem (PT).
MDB terá a maior bancada
A Casa dispõe de 41 vagas para deputado estadual. E Goiás teve, na eleição deste ano, 800 postulantes a deputado estadual de 30 partidos diferentes. Ao todo, 15 legendas conseguiram eleger pelo menos um deputado.
Foto: Diário da Manhã