Politica
Caiado lança a pré-candidatura à Presidência em Salvador (BA)

Salvador (BA) foi a cidade escolhida por Ronaldo Caiado (União Brasil) para lançar sua pré-candidatura à Presidência da República nesta sexta-feira (4), mesmo com forte resistência dentro do União Brasil.
Ronaldo Caiado em Salvador
O lançamento foi marcado por rumores de divisão no grupo da direita no cenário nacional, representado por Jair Bolsonaro (PL), que ainda não se manifestou sobre o nome que vai disputar a Presidência com seu apoio.
Ratinho Junior (PSD) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) figuram entre os mais cotados para um possível apoio de Bolsonaro na disputa pelo Planalto.
Resistência no União Brasil
No evento, marcado por entusiasmo do governador Ronaldo Caiado, militantes acompanharam de forma discreta o lançamento, mesmo com a ausência do presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, representou a direção nacional do União Brasil, que contou com a presença do senador Sérgio Moro (União). Neto justificou dizendo “que no momento certo o partido buscará a unidade exercitando o diálogo”.
Fusão partidária
Ronaldo Caiado foi acompanhado do vice-governador Daniel Vilela (MDB), que vai disputar o governo de Goiás em 2026, figurando como seu herdeiro político. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), também esteve presente no lançamento.
Para Ciro Nogueira, presidente do PP, partido que poderia se mesclar com o União Brasil por meio de federação, Ronaldo Caiado deveria agir com cautela, sugerindo que o governador precisará do aval de Jair Bolsonaro para consolidar seu projeto político para a Presidência. Em relação à federação entre o PP e o União Brasil, Ronaldo Caiado disse é uma proposta impossível, levando em consideração que as legendas precisariam de uma grande articulação para discutir o tema.
Sem Gusttavo Lima
A situação ficou ainda pior para Caiado após a desistência do cantor Gusttavo Lima no projeto liderado pelo governador de Goiás, já que o cantor poderia compor a chapa com ele na busca de apoio junto aos governadores, levando em consideração a popularidade de Gusttavo Lima no cenário nacional.
Assista o evento:
