Brasil
Candidatos ao governo de Goiás em debate na TV Anhanguera
Os seis candidatos ao governo de Goiás participaram do debate promovido pela TV Anhanguera nesta terça-feira (27). Em duas horas de perguntas e respostas, os candidatos Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendanha (Patriota), Cíntia Dias (PSOL), Edigar Diniz (Novo), Major Vitor Hugo (PL) e Volmir Amado (PT) responderam às perguntas formuladas e apresentaram seus planos de governo.
Perguntas e respostas do candidato ao governo de Goiás
Ronaldo Caiado (UB) e líder nas pesquisas de opinião de votos conseguiu sobressair em relação aos demais candidatos, embora não respondeu perguntas sobre a CPI das OS, formulada pelo candidato Major Vitor Hugo (PL). Caiado foi duramente criticado pela falta de gerenciamento mais eficiente na saúde pública, além de evitar responder perguntas sobre as mortes em confronto policial, formulada pela candidata Cíntia Dias.
O candidato Walmir Amado (PT), também questionou o candidato Ronaldo Caiado sobre a falta de política de infraestrutura no Estado, também considerada um gargalo na administração do governador. Em resposta, Caiado citou a construção das regionais de saúde distribuídas em várias regiões de Goiás, citando as manobras necessárias para lidar com a falta de UTIs durante a pandemia da Covid-19, relatando a criação de novos leitos emergenciais que salvou milhares de vidas.
Segurança pública em Goiás
Sobre a segurança pública, Ronaldo Caiado disse que, em seu governo, “Goiás deixou de ser a Disneylândia dos bandidos“, citando a corrupção, crimes e violências rotineiras na gestão de Marconi Perillo (PSDB). Segundo o governador e candidato, hoje, o seguro de veículo é o mais barato nos últimos anos, atribuindo como resposta das forças de segurança contra o roubo e furto de veículos.
A candidata Cíntia Dias, durante a rodada de perguntas, tecia críticas ao governo de Ronaldo Caiado, dizendo que a educação em Goiás está caindo no ranking de qualidade, citando os dados do IDEB para comparação. A candidata citou a falta de política na preservação ambiental em Goiás, ao mesmo tempo em que comparava o atual governo com o do presidente Jair Bolsonaro (PL), que não tem interesse em preservar o meio ambiente e a sustentabilidade.
Projetos de governo
O candidato Walmir Amado posicionou sobre seu plano de governo caso seja eleito, defendendo um estado inclusivo, respeito ao meio ambiente, construção de moradias populares e processos produtivos locais, polos produtivos no interior do Estado, além de defender uma política energética renovável, como energia eólica, solar e a produção de biocombustível.
Edigar Diniz não teve um bom resultado na rodada de perguntas e respostas, sem apresentar planos de governo convincente, citando apenas programas básicos sobre saúde, educação e segurança, sem detalhes administrativos.
Gustavo Mendanha também teceu críticas ao governo de Ronaldo Caiado, embora se manteve nos seus projetos de governo, caso seja eleito. Sua base de discurso foi sua administração como prefeito de Aparecida de Goiânia, governo que foi questionado por Ronaldo Caiado, que atribuiu a gestão de Mendanha a “Tata”.