Segurança
Comandante do COD é afastado após simulação de confronto com morte
O Comandante-geral da PM, Marcelo Granja, dispensou o tenente-coronel Edson Luiz Souza do comando do Batalhão de Polícia Militar de Divisas (COD) depois que um vídeo mostrou um suposto confronto que terminou com a morte de dois suspeitos.
Comandante participou da caçada à Lázaro
No lugar de Edson Raiado, como era conhecido o comandante do COD, assume o major Hugo Jorge Bravo. Hugo comandou o 43º Companhia Independente de Polícia Militar (Policiamento Especializado).
O comandante que deixa o cargo foi um dos policiais que participou da caçada ao criminoso Lázaro, caso que repercutiu no Brasil e rendeu horarias militares para alguns dos oficiais participantes da operação.
Edson Raiado vai assumir o Comando de Operações do Cerrado (COC). Em meio à polêmica ação do suposto confronto, o governador Ronaldo Caiado não comentou sobre a troca do comando.
Confronto simulado com morte
Durante uma ação dos policiais do COD, ocorrida no dia 1° de abril, em Goiânia, um dos policiais foi filmado retirando uma arma da bolsa e atirando contra o chão, na sequência, o vídeo mostrou o agente atirando contra os ocupantes do carro sem que houvesse reação dos mesmos.
O vídeo foi gravado pelo celular da vítima sem que os policiais percebessem. Segundo os policiais, os dois homens mortos eram suspeitos de crimes de sequestro, extorsão, tentativa de homicídio e roubo, crimes lavrados no Boletim de Ocorrência feito pelos policiais que participaram da ação no Setor Jaó.