Espaço Mulher
Como lidar com a carência sentimental e afetiva
Não há um ser humano que não tenha vivido pelo menos um momento de carência sentimental, situação que tende a aumentar na sociedade moderna, onde os relacionamentos estão abertos ou sob forte ameaças facilitadas pelas tecnologias de relacionamentos.
Carência sentimental
A carência sentimental nunca foi um erro a ponto de nos culpar quando estamos neste estágio de vida, já que ela pode ser apenas um momento passageiro, outras vezes pode durar meses ou até anos
A questão é que ela não é um problema somente dos jovens ou de pessoas que estão vivendo sós. A carência sentimental afeta também as pessoas casadas ou que vivem juntas em relacionamentos fixos.
Convivendo com a solidão
Mas, o que provoca tal sentimento? Primeiro, sentir solidão sentimental é natural dos humanos, aliás, é um sentimento vivido também pelos animais irracionais. Alguns animais quando vivem em grupos e de alguma forma são separados, eles também são afetados pelo mesmo sentimento, muito parecido com a solidão.
Um divórcio, por exemplo, pode ser o responsável por gerar um quadro de carência sentimental. Outra situação é quando há o fim de um namoro, ou o rompimento de uma amizade, que não está nada relacionado com o sentimento do amor Eros, que é o amor sexual, uma paixão etc. O termo é original da Grécia.
O perigo da carência afetiva
Pessoas que estão passando por uma carência sentimental geralmente estão mais abertas para ouvir outras pessoas, buscar novos relacionamentos e até buscar prazer em outras fontes de diversão, como no álcool e até em drogas ilícitas. O perigo começa exatamente neste ponto!
As drogas alteram nosso senso crítico e muda nosso comportamento, nos tirando do plano da razão e nos levando ao plano das emoções, além de nos deixar mais falantes e abertos para “conselhos” que nem sempre são os melhores para a situação.
Um quadro de carência sentimental pode provocar outros quadros, inclusive o de depressão leve ou até grave. Ele também afeta nosso comportamento na família, no trabalho e na vida social como toda.
Buscar ajuda
Devemos aprender a lidar com o sentimento de carência em todos os sentidos da vida para que ele não se torne nosso grande inimigo e jogue contra nossos projetos.
Buscar ajuda em relacionamentos por meio de redes sociais ou contato com pessoas desconhecidas pode ser uma falha bastante critica, já que, neste período, estamos mais volúveis, e podemos nos deixar enganar com os falsos “magos do amor”.
Uma boa dica para lidar com o problema é esperar, procurar um tratamento psicológico, praticar esporte, ter uma ocupação e frequentar eventos religiosos, o que vai depender de sua crença.
Márcia Mendes
Colunista Social