Segurança
Como os drones kamikazes são usados contra a Ucrânia
Os drones kamikazes são as novas armas de guerra usados pela Rússia contra a Ucrânia. Menores, eficientes, com autonomia de voo e podendo transportar cargas com grande poder de fogo, os drones kamikazes já são tendências em países em guerras.
Drones kamikazes na Ucrânia
Antes que os drones fossem usados por civis, eles já eram utilizados por militares e por pesquisadores. Agora, eles voltam com maior capacidade técnica para serem utilizados em ofensivas militares.
Fabricados pelo Irã, os drones kamikazes são modelos Shahed-136, com alto poder de fogo e que vem sendo utilizados contra alvos civis na Ucrânia pela Rússia. Na maioria dos casos, os drones militares não são detectados pelos radares, o que colocam os países em ataque em condições de vantagem.
Uso de drones em guerra
Sobrevoando em baixa altitude, os drones kamikazes, por exemplo, podem atingir alvos em até 7 mil metros de altitude em referência sua posição de voo. Seu alcance máximo de velocidade é de 220 km, e sua envergadura é de 12 metros.
Outros drones que não foram projetados para operações militares também podem ser usados em ataques ou defesa, o que vai depender de sua precisão em detectar alvos, sua capacidade em transportar peso, sua estabilidade de voo e outros fatores exigidos em uma missão aérea militar.
Drones na defesa aérea
No caso de defesa aérea, os drones são equipamentos muito utilizados em todos os países por parte dos militares e forças policiais diversas. Eles são eficientes quando usados para identificar veículos, pessoas ou objetos suspeitos, sendo mais práticos e precisos do que em ações de ataques com ogivas explosivas.
Drones usados pela Ucrânia
A Ucrânia vem usando drones kamikazes modelo Bayraktar TB2, fabricados pela Turquia. Em ambos os casos, os drones kamikazes transportam bombas guiadas a laser, com alta precisão. Segundo especialistas em armas táticas, um drone modelo Bayraktar TB2 pode custar R$ 5 milhões.
Uma opção mais barata e eficiente são os modelos da DJI Mavic 3, que custa em torno de R$ 9 mil. Estre últimos vem sendo usado em larga escala para diversos serviços por parte de profissionais liberais e empresas em todo o mundo.