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Corredor Ferroviário que passa por Goiás foi tema de audiência

Por meio de audiência pública, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou dados sobre a concessão de um novo trecho do Corredor Ferroviário Leste-Oeste, composto pelas estradas de ferro EF-334 e EF-354.
Corredor Ferroviário Leste-Oeste
A audiência pública foi realizada em Brasília, Salvador e Cuiabá, onde foram apresentados o cronograma das obras que deve ser iniciada em 2027, com uma extensão de 888km.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) vai interligar regiões importantes para o escoamento de produtos, dentre eles grãos, combustíveis, açúcar, fertilizantes e algodão.
Trecho de Mara Rosa
Mara Rosa é uma das cidades que terá um porto seco, e também um dos pontos logísticos do novo trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
Demanda projetada: 80% soja, milho e grãos; 15% fertilizantes; 5% combustíveis, açúcar e algodão. Dados sobre a infraestrutura do projeto: 1.708 km de traçado ferroviário, 102 pontes e viadutos totalizando 26.721 metros de extensão, e 73 pátios de cruzamento.
Ferrovia estratégica
Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, esta é uma ferrovia estratégica, já que liga o país de leste e oeste e se conecta com a ferrovia norte-sul, formando um corredor ferroviário de grande extensão, dando acesso a todos os portos do arco norte e do sudeste do país.
As próximas etapas incluem a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), seguida da publicação do edital, realização do leilão e assinatura do contrato, entre o segundo semestre de 2025 e o segundo semestre de 2026.
Com informações da ANTT
