Segurança
Criminosos tentaram invadir sistemas do INSS em Goiânia
A Polícia Federal (PF) investiga um grupo criminoso que, por quatro vezes, tentou invadir os sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Goiânia.
Invasão de sistemas do INSS
Três mandados judiciais foram cumpridos pela PF durante a Operação Terceiro Dia, que investiga e combate fraudes contra estabelecimentos de benefícios previdenciários e assistenciais (INSS). Os mandados foram cumpridos em Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Dados previdenciários
Segundo a Policia Federal, o grupo criminoso investigado instalou dispositivos nos sistemas de informação do INSS para subtrair dados de beneficiários.
Após o acesso no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), eles conseguiriam acesso aos dados e reativaram os benefícios, possibilitando o desvio de altos valores acumulados.
A tentativa de fraude foi identificada pela Gerência Executiva do INSS que acionou a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), bem como a Polícia Federal.
Criminosos investigados
Os crimes sob apuração são os de estelionato qualificado, furto qualificado e associação criminosa, cujas penas somadas atingem 17 anos de reclusão.
Não houve informações da Polícia Federal sobre valores desviados e prisão de suspeitos durante a operação realizada em Goiás.