Connect with us

Segurança

Deputado Amauri Ribeiro é denunciado por racismo homofóbico

Avatar
Deputado Amauri Ribeiro é denunciado por racismo homofóbico

O deputado estadual Amauri Ribeiro (UB), de Goiás, foi denunciado pela Polícia Civil por crime racial homofóbico depois que o parlamentar postou uma foto com uma mão branca segurando uma mão negra, legendada com os dizeres: “Na minha família, não”.

Amauri responde por crime de homofobia

A investigação do caso foi do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) da Polícia Civil de Goiás.

Por não ter relação com seu cargo de deputado estadual, a Justiça passou o caso para a Polícia Civil com a chancela do Ministério Público de Goiás (MP-GO), sendo investigado como um cidadão comum, sem foro privilegiado.

Demonizou pessoas gays

No entendimento da polícia judiciaria, o deputado Amauri Ribeiro agiu com o objetivo de “demonizar” pessoas gays, colocando-as como “uma ameaça ao modelo heterossexual”, fato que, conforme a polícia, extrapola a liberdade de expressão.

Para especialistas em Direito Penal ouvidos pela produção, a imagem postada pelo deputado, embora possa ter conexão homofóbica, ela não faz, em tese, nenhuma conotação que possa incriminar alguém simplesmente pelos dizeres legendados.

Opinião de juristas

O deputado pode ter insinuado, por exemplo, que em sua família “não seria aceito atos de discriminação”, o que pode ser uma tese sustentada pela defesa do indiciado.

A produção entrou em contato com o deputado para comentar sobre o caso, mas não houve resposta até o fechamento da matéria. Se condenado, o deputado por pegar entre dois e cinco anos de prisão, além de reparação dos danos causados para a coletividade ofendida, devidamente representadas.

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br