Connect with us

Segurança

Dicas importantes de segurança pessoal e empresarial

Avatar
seguranca-pessoal

O mercado da segurança pessoal e empresarial vem crescendo gradativamente na medida em que o crime avança cada vez mais em todos os cenários. Veja nesta matéria algumas dicas de segurança pessoal e empresarial que valem ouro!

Policiais, detetives particulares, agentes de segurança e especialistas estão faturando alto no mercado vendendo proteção aos empresários e personalidades famosas. Cada um deles trabalhando dentro de sua área de conhecimento e, na grande maioria, dentro da legalidade, exercendo atividades lícita.

Bico na segurança

No caso de policiais, eles não podem trabalhar como segurança pessoal fora do trabalho, no chamado “bico”, mas podem trabalhar como orientadores ou analistas de segurança, desde que não comprometam sua instituição e que não esteja em horário de serviço.

Detetives particulares

Os detetives particulares, embora não sejam agentes de segurança, eles também atuam de forma a orientar seus clientes com dicas sobre segurança pessoal e empresarial, ou seja, eles também podem atuar como analistas de segurança preventiva, contando com suas vastas experiências em diversos casos de investigação, sempre garantido a proteção das informações de seus clientes.

Mercado da segurança

A segurança empresarial e pessoal depende muito da experiência dos profissionais que prestam esse tipo de serviço. Vale dizer que, para atuar no mercado de segurança pessoal armada, é necessário formação em curso de vigilante e estar devidamente credenciado por uma empresa de vigilância, com curso de extensão em segurança pessoal (VSPP).

Curso de vigilante

O curso de vigilante é a principal porta de entrada para quem deseja trabalhar como vigilante e agente de segurança pessoal, com base na Portaria Nº 3.233/2012-DG/DPF.

Voltando para o caso dos policiais, eles podem fazer segurança pessoal desde que tenha curso na área, ministrado por instituições com registro na Policia Federal, ou pela própria instituição policial como força de segurança pública. Podemos citar os casos em que o agente policial faz a escolta de autoridades durante um percurso ou em locais públicos. Nesse caso, o policial está devidamente amparado, já que ele está em serviço.

Dicas de segurança pessoal e empresarial

Não são todos que podem pagar por um serviço de segurança pessoal. Desta forma, algumas dicas podem ser úteis no dia a dia, seja na rua, na empresa ou em locais onde uma pessoa pode ser alvo de ações criminosas diversas, como roubo, furto, sequestro, ameaças, confusão e outros riscos contra a integridade física ou moral.

Ambientes de risco

O empresário, acima de tudo, deve pautar por manter uma vida o mais longe possível de ambientes de risco, como bares, eventos diversos, casas noturnas e outros ambientes. É preciso evitar estar sozinho em viagens ou em locais ermos, quando não há pessoas que possam servir como testemunhas caso algum incidente venha acontecer.

Câmera de monitoramento

Se possível, tenha câmeras de monitoramento em seu escritório, na entrada da empresa e no interior do carro. Os mesmos equipamentos devem ser instalados também na residência.

Tenha um número de telefone registrado como chamada de emergência, acionado por meio de um botão de pânico, isso pode ser útil quando não há tempo de buscar um contato na agenda do telefone.

Comunicação e imprevisto

Comunique com antecedência qualquer viagem para os parentes ou amigos de confiança. Caso aconteça algum imprevisto, eles vão saber qual foi a sua rota naquele dia.

Evite usar aparelhos que tenha aplicativos de bancos, principalmente se você usa o serviço de PIX, já que os casos de sequestros relâmpagos têm aumentado após a liberação do uso de tais ferramentas de transação financeira. Evite usar o telefone em ruas e dentro do carro. Dê preferência para locais fechados.

Dinheiro no bolso

Se possível, tenha dinheiro em quantia pequena na carteira. Em caso de um assalto ou roubo, ele pode convencer o criminoso a te deixar tão logo ele perceba que aquele era todo valor disponível no momento.

Conversas por aplicativos

Com as plataformas de conversas por aplicativos, muitos criminosos ou pessoas mal intencionadas acabam usando tais recursos para produzir provas contra a vítima. Portanto, enviar mensagens para pessoas desconhecidas pode ser uma porta aberta para uma futura chantagem, ameaças e outros crimes. Só fale o que for necessário e com as pessoas certas.

Gostou das dicas de segurança pessoal? Para maiores informações, envie um E-mail para a nossa produção, ou fale com o especialista.


Izaias Sousa
Especialista em Segurança Pública e Privada
izaias-sousa@bol.com.br

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br