Segurança
Dirigente de clube denuncia esquema de manipulação de jogos

O presidente executivo do time do Goianésia Esporte Clube, Marcos Antônio Maia, que também é delegado de polícia, denunciou um esquema milionário de manipulação de jogos em Goiás e outros estados.
Manipulação de jogos em Goiás
Investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado de Goiás por meio do Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), Marcos Maia relatou detalhes do esquema e como o grupo chegou até ele para fazer proposta.
Segundo o policial, os criminosos o haviam procurado e oferecido um valor que chegava a R$ 1 milhão para que ele participasse do esquema de manipulação de jogos no time do Goianésia Esporte Clube.
Dirigente e delegado
Maia afirma que nunca investigou o grupo na condição de delegado da Polícia Civil, afirmando que denunciou o esquema e prestou depoimento como testemunha.
No depoimento do ex-presidente do time, outro delegado de Goiás e também dirigente esportivo havia recebido a proposta e, na condição de delegados de polícia, eles articularam para denunciar o esquema.
Para a Polícia Civil, o plano envolvia a manipulação de jogos com marcação de cartões e escanteios, visando obtenção ilícita de valores por meio de plataformas de apostas.
Esquema em outros estados
Estados da Paraíba, Ceará, Maranhão e Espírito Santo também foram alvos da investigação policial, que cumpriu 16 medidas judiciais em desfavor do grupo.
A Operação Jogada Marcada investiga ex-jogadores, ex-técnicos, um ex-presidente de clube do Estado do Ceará e um árbitro de futebol atuante na Paraíba.
Núcleo criminoso
Destaca-se que um dos investigados movimentou, no período sob análise, mais de R$ 11 milhões, evidenciando a significativa capacidade financeira da organização criminosa, diz nota da Polícia Civil de Goiás.
O suposto esquema de manipulação de jogos funcionava por meio de núcleos formados para administrar o crime, incluindo financiadores, aliciadores e profissionais do futebol. A Polícia Civil busca por novos elementos que possam comprovar a manipulação de jogos em campeonatos em outros estados.
