Segurança
Empresário é preso suspeito de fraudar licitações
O empresário Werlan Vieira Moura, de 52 anos, da Nobel Eventos, foi preso nesta quarta-feira (7) em uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) suspeito de fraudar licitações.
Fraude em licitações
Werlan Vieira é investigado por crimes de fraude em licitações e desvio de dinheiro público em municípios de Goiás. Ao todo, o MP cumpriu 22 mandados de prisão e 50 mandados de buscas e apreensão em endereços ligados ao investigado.
Segundo o MP, os crimes teriam ocorrido entre 2015 e 2022, com desvio que chegaram a R$ 300 milhões, que eram empenhados e pagos por prefeituras.
Cidades alvos da operação
A operação “Limpeza Geral” foi cumprida por agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros de Goiás.
As cidades que foram alvos da operação chefiada pelo Ministério Público e onde foram cumpridos os mandados expedidos pela Justiça foram:
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Nerópolis, Leopoldo de Bulhões, Campo Limpo de Goiás, Silvânia, Pirenópolis, Luziânia, Iporá, Rubiataba, Araguapaz, Uruaçu, Campos Verdes, Crixás e Palmas (TO).
Sequestro de valores
Na operação, houve o sequestro de valores na ordem de R$172.103.335,03, determinado pela juíza Placidina Pires. As investigações apontaram que o empresário usava “laranjas” para simular licitação nas prefeituras e ganhar a concorrência.
Segundo o MP, a empresa Nobel Eventos, com sede em Anápolis (GO), prestava serviços diversos, como aluguel de estrutura para shows, locação de equipamentos, serviço de mão de obra, limpeza, locação de veículos e até fornecimento de materiais hospitalares destinado ao combate da Covid-19.
Agentes envolvidos
Cerca de 23 delegados e 30 promotores participaram da operação considerada uma das maiores já realizada em Goiás contra o desvio de dinheiro público. A produção não conseguiu contato com o advogado do empresário investigado para o direito de resposta na reportagem.