Connect with us

Segurança

Europa não pode ser dependente do gás da Rússia

Avatar

Embora a guerra declarada da Rússia seja contra a Ucrânia, a Europa também foi afetada diretamente por sua dependência do gás fornecido pela Rússia. Tanto a Polônia como a Bulgária já tiveram o gás suspenso pela empresa russa Gazprom.

Talvez, a única resposta positiva da guerra da Rússia contra a Ucrânia seja a de abrir os olhos dos governos europeus sobre a questão da autossuficiência em petróleo e gás, ou que seja menos dependente de outros fornecedores que não estejam interessados em conquista de territórios, como faz Vladimir Putin.

Investimento em energia

No cenário de ocupação territorial cada vez mais ameaçador, as fontes primárias de subsistência devem ser colocadas no topo das despesas, e não somente os materiais bélicos, como armas, veículos e aeronaves militares.

O Kremlin havia avisado sobre a interrupção do fornecimento do gás natural para a Europa, porém, com as sanções econômicas impostas pelos países da OTAN à Rússia, seria uma dura missão do governo Putin cortar o fornecimento do gás e petróleo para os europeus, justamente pela fragilizada economia russa que deve piorar nos próximos meses, ou até que não haja um acordo de paz com a Ucrânia.

Estratégia Russa

Nas guerras, as manobras também são estratégias capazes de neutralizar forças opositoras, e Putin mostrou ser um grande estrategista, embora seja criticado por cometer erros ao invadir a Ucrânia, o que ainda não foi percebido. Verdade é que a União Europeia consome 40% do gás da Rússia, e mais 25% do petróleo.

Sem poder se sustentar em curto e médio prazo, a Europa precisaria de tempo considerável para produzir sua própria energia, que vai desde a construção de gasoduto até plataforma de petróleo, uma infraestrutura gigantesca para não ficar dependente da Rússia.

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br