Tecnologia
Goianos vão pagar energia mais cara a partir de sábado (22)
Os goianos vão pagar energia elétrica mais cara a partir de sábado (22), aumento aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste será de 7,22% para o consumo residencial. Por quilowatt-hora (kwh), o consumidor vai pagar R$ 0,671.
Energia elétrica mais cara
Aproximando do período chuvoso, o aumento não era esperado no último trimestre do ano, principalmente porque as chuvas do ano passado deixaram os reservatórios com a capacidade considerada boa para o período de estiagem.
Do percentual de reajuste de 7,22% ao consumidor, a distribuidora fica com apenas 1,82%, informou a direção da Enel Distribuidora Goiás. O aumento na conta de luz só não foi maior devido a redução do ICMS em Goiás, que pode ficar comprometido depois das eleições.
Reajuste na conta dos consumidores
Em números, o índice de reajuste na conta de energia elétrica foi menor do que o aplicado em 2021. Segundo a tabela de valores da Enel, os consumidores residenciais vão pagar o reajuste na ordem de 4,82%, Para os consumidores de baixa tensão, o reajuste será de 5,81%, os consumidores de alta tensão vão pagar o reajuste de 10,84%, e o efeito médio para o consumidor fica em torno de 7,22%.
De qualquer forma, já é possível prever aumento em outros produtos e serviços que serão justificados pelo reajuste na conta de energia elétrica, refletindo em toda a economia do Estado, nas cadeias de produção, distribuição e venda direta aos consumidores.