Meio Ambiente
Goiás exportou 3,7 mil toneladas de frango para o Catar
O Catar é o país que sedia a Copa do Mundo deste ano e recebeu milhares de turistas de todo o mundo, porém, o que poucos sabem é que o Estado de Goiás já exportou, em 2022, 3,7 mil toneladas de frango para o Oriente Médio.
Frango de Goiás para o Catar
Com apenas 2,9 milhões de pessoas, menor que duas cidades de Goiânia, o Catar já conta com a marca registrada do agro goiano, motivo de discussão no Estado depois que o governador Ronaldo Caiado (UB) decidiu taxar os agropecuaristas por meio da Fundeinfra.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de janeiro a setembro, o país do Oriente Médio importou do Brasil US$ 223,5 milhões, equivalentes a 107,4 mil toneladas de produtos. Soja, carne, bebidas, café, cacau, suco, cereais, chá e especiarias, fibras, lácteos, pescados, produtos florestais e frutas são os mais comprados.
Exportação de frango
Seguindo o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), analisando dados também da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), por aqui a relação com o Catar se intensifica com a exportação de carne de frango. “Goiás se posiciona em 5° lugar no ranking nacional de produção de carne de frango.
De acordo com o diretor da Cdial Halal, Ahmad Saifi, cerca de 70% da carne de frango consumida no Catar tem origem brasileira. Com a Copa do Mundo a exportação foi intensificada em 40%, e o faturamento em 67%.
Informações da Faeg-GO