Goiânia
Governo quer renovar o contrato com o transporte coletivo em Goiânia
As quatro empresas de transporte coletivo da Grande Goiânia podem ter o contrato renovado por mais 25 anos, pelo menos é o que pretende o Governo de Goiás, projeto que já foi enviado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Transporte coletivo de Goiânia
O prazo de 25 anos seria suficiente para reajustar os investimentos no transporte público da Rede Metropolitana, incluindo o Eixo Anhanguera, que passa por reforma de pavimentação asfáltica, já que a nova frota de ônibus elétricos ficou apenas no projeto, pois não houve empresas interessadas no processo de licitação.
Embora o prazo dos contratos com as empresas vence em 2028, o Governo de Goiás quer antecipar o prazo para prolongar o tempo de contrato por igual período. Justificando o sucateamento da frota do transporte coletivo de Goiânia, a pandemia da Covid-19 foi citada como um dos impactos negativos nos investimentos.
Melhoria no transporte
Faltando apenas cinco anos restante para o fim do contrato, fazer investimentos em uma nova frota e melhorar a infraestrutura de transporte urbano não poderia ser amortizado pelas empresas em curto tempo, diz os representantes da RMTC.
A questão do transporte coletivo de Goiânia é precário e precisa de medidas urgentes para que as empresas possam ofertar um serviço melhor para a população, a começar pelo mais básico, ou seja, com a reforma de terminais de embarque e pontos de passageiros nos bairros.
Fiscalização
Caberá aos órgãos de fiscalização como a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivos (CMTC), juntamente com a Metrobus, fiscalizar a execução dos serviços. De olho no processo, estão integrantes do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana e outros órgãos de controle.