Educação
Guardas civis de Goiânia são afastados após confusão em escola
Dois guardas civis suspeitos de jogar splay de pimenta em alunos de uma escola municipal de Goiânia foram afastados até que o caso seja apurado. Os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) haviam entrado na Escola Municipal Professora Dalka Leles, no dia 3, alegando que foram convidados para uma palestra.
Naquele momento, houve uma confusão entre um grupo de alunos, o que teria provocado a interferência dos guardas civis para dispersar os alunos, usando splay de pimenta, o que é proibido pelo Estatuto das Crianças e dos Adolescentes (ECA).
Agentes disseram que foram dar palestra
Eles disseram que entraram na escola devido aos constantes casos de violência na unidade escolar, o que negou a diretora em depoimento à Defensoria Pública do Estado de Goiás. No mesmo dia, a GCM abriu inquérito para apurar o caso, além de procedimento administrativo instaurando pela Secretaria Municipal de Educação.
O caso também é investigado pela Polícia Civil de Goiás com base em testemunhas que presenciaram a situação, além de depoimentos de pais dos alunos que estavam presentes no momento da confusão. Alunos reclamaram de ardência nos olhos, e disseram que viram crianças passando mal.